top of page

Vai com calma, Mente

  • Writer: psicologacamilacesar
    psicologacamilacesar
  • Jun 4, 2021
  • 3 min read

Updated: Aug 27, 2022

Diante de tantos estímulos estressantes é extremamente importante agregarmos práticas para Desacelerar a Mente


ree

À medida que a sociedade avança em conhecimento e tecnologia, o indivíduo vem aumentando a carga de atividades e autocobrança. Se observarmos o comportamento nos tempos modernos, cada vez mais adquirimos tarefas a serem cumpridas e que, na maioria das vezes, não são realmente necessárias para nossa sobrevivência e nos sobrecarregamos física, emocional e mentalmente.


A mente vira um turbilhão cheia de pensamentos do tipo: “Tenho muita coisa pra fazer.”, “Preciso saber de todas as notícias!”, “Quem casou, quem separou, quem cometeu a gafe de hoje?”, “Conheça o novo chá milagroso!”, “Fulano realizou algo e eu ainda não consegui.”, “A Bolsa de Valores...”, “Celebridade tal comprou um jatinho” e por aí vai...


Nosso cérebro é bombardeado por um grande número de informações, em velocidades sem precedentes, o que aumenta muito os estímulos na mente acarretando estresse e prejuízos na saúde física e mental. O pensamento fica cada vez mais acelerado podendo conduzir à ansiedade patológica e subsequentemente fadiga, insônia, irritabilidade, dificuldade de concentração e memória, dentre outros sintomas.


De acordo dados da OMS, desde 2017, o Brasil é o país com o maior índice de pessoas com transtornos de ansiedade acometendo quase 19 milhões de brasileiros.

Diante de tantos estímulos estressantes no cotidiano da sociedade atual, é extremamente importante agregarmos práticas que desacelerem a mente para equilibrarmos as respostas do cérebro. Separando alguns minutos do seu dia para desacelerar a mente, você notará efeitos muito positivos em sua saúde mental, como melhor concentração, menos cansaço, mais criatividade e facilidade de lidar com as emoções.


Aqui estão 7 dicas para Desacelerar a Mente:


1 – Focar no presente – Tirar do pensamento o que passou e não se preocupar com o futuro. Você não tem uma máquina do tempo e nem uma bola de cristal. Foque sua atenção no ambiente, observe os detalhes, os objetos, a paisagem... aproveite, também, para sentir texturas...


2 – Ficar off-line – Deixe de usar eletrônicos por um momento. Você pode pensar que eles te distraem, mas o excesso de informações e a luz das telas sobrecarregam a mente. Aproveite para focar naquilo que precisa fazer e que não necessite que você esteja conectado.

3 – Respirar corretamente – Costumeiramente nos desatentamos da forma em que estamos respirando, diminuindo a oxigenação ideal no sangue. A forma correta de respirarmos é inspirar o ar pelo nariz e expirá-lo pela boca. Você pode não ter percebido ainda, mas respirar desta forma faz uma grande diferença no funcionamento do corpo e da mente.


4 – Fazer uma pausa – Separar momentos de descanso durante o dia. Após alguns períodos de atividade, separe curtos períodos de descanso, assim como períodos para fazer uma alimentação tranquila. Você pode ouvir uma música, ler algumas páginas de um livro, brincar com seu pet etc.


5 – Praticar atividade física – Incluir a atividade física na rotina é uma importante forma de autocuidado. O movimento do corpo permite um melhor funcionamento dos órgãos e faz com que o cérebro libere hormônios ligados ao prazer e ao bem-estar, como a serotonina, endorfina, dopamina e ocitocina.


6 – Criar um hobby – Realizar algo que lhe dá prazer reduz o estresse, descontrai e é um potente regulador natural de humor. Fazer de um interesse particular um hobby é uma maneira de se satisfazer e se respeitar. Observe algo que goste, como cozinhar, dançar, tocar um instrumento, pintar, colecionar etc.


7 – Fazer uma tarefa de cada vez – Precisamos ser coerentes ao definir limites para nós mesmos. Respeite o seu ritmo, mantenha sua atenção em uma tarefa e faça da melhor forma que puder. Sempre teremos várias tarefas a executar, mas quem define o tempo dedicado a cada uma delas é você.


“Quando a mente olha pra fora, ela oscila como os ventos do mundo. Mas quando se volta para dentro, podemos encontrar o nosso centro e repousar na tranquilidade.” (Haemin Sunim)

Na Psicoterapia você obterá ajuda profissional para organizar seus pensamentos e desenvolverá seu autoconhecimento, autorrespeito e autocuidado.


Conheça a si mesmo e cuide-se!


Texto por Camila César

Psicóloga Clínica

CRP 04/30341



2 Comments


psicologacamilacesar
psicologacamilacesar
Jun 06, 2021

Obrigada! 😊

Like

Daniela César
Daniela César
Jun 06, 2021

Excelente texto. Realmente, se não nos cuidarmos, acabamos sendo engolidos pelas tarefas e nos esquecemos de viver bem, que é o mais importante.

Like

©2021 - Por Invicta Propaganda. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page