Autoconhecimento é importante?
- psicologacamilacesar
- Mar 19, 2021
- 2 min read
Updated: Aug 27, 2022
Tão importante quanto o funcionamento saudável do corpo, é o autoconhecimento para o ser humano.

Você sabia que o conhecimento de si mesmo possibilita a construção de uma autoimagem saudável, que envolve toda a vida pessoal e social do indivíduo?
Nada é mais psicologicamente incapacitante do que não reconhecer o que se é, suas habilidades, limites e potencialidades.
Para alcançar desenvolvimento pessoal, é preciso ter consciência de erros e acertos.
Tanto uma pessoa que não reconhece seus acertos quanto a que não reconhece seus erros estará em prejuízo de confiabilidade e bons resultados. Uma pessoa que não conhece a si mesma se torna insegura e, muitas vezes, paralisada diante das coisas cotidianas, não enfrentando obstáculos para alcançar objetivos, podendo se tornar alvo de pessoas manipuladoras e entrando em variadas encrencas.
“Se um ovo é quebrado por uma força externa, a vida termina. Se for quebrado por uma força interna, a vida começa. Grandes coisas sempre começam por dentro.” (Jim Kwik)
Consequências
Na ausência de autoconhecimento, o indivíduo se torna mais frágil a estímulos e ataques externos, se prejudicando amplamente, entrando, inclusive, num círculo de autossabotagem. Entretanto, quando o indivíduo se empenha no autoconhecimento, ele se torna autoconsciente, não ficando tão vulnerável e mais resiliente.
O que acontece aos relacionamentos?
Em relações amorosas, a falta de autoconhecimento se torna um grande impasse para a manutenção de um relacionamento saudável. Muitas vezes, gera sofrimentos intensos, devido a crises de ciúme, desconfiança e desgaste emocional para o casal.
Tantos problemas na relação poderiam ser evitados se cada parte tivesse um bom conhecimento de si mesmo. Raciocinemos... estando em uma relação amorosa, presume-se que cada um deseja conhecer o outro, mas se cada qual não conhece a si mesmo, como conseguirá enxergar o seu par?!
É preciso reconhecer a si, com humildade e coerência, para aceitar as particularidades do outro. Escuta-se muito as pessoas usarem a frase “pessoa tal não me dá valor”. Dizer isso a si mesmo, mas não refletir na frase, pode assinalar dependência emocional e a pessoa que percebeu que não está sendo tratada como almejava, se adapta e se acostuma com esse tipo de tratamento para não buscar solução no relacionamento ou finalizá-lo.
Propósitos
O autoconhecimento traz consigo o desenvolvimento de inteligência emocional, resiliência, capacidade de organizar as próprias metas e objetivos, e o alcance de clareza quanto ao seu propósito de vida. Na expressão do autoconhecimento emerge sublimes potencialidades, que se bem compreendidas, expandem o próprio ser.
Está aí algo que é imprescindível buscar.
Texto por Camila César
Psicóloga Clínica
CRP 04/30341
Comments