Pandemia x Saúde Mental
- psicologacamilacesar
- Apr 14, 2021
- 3 min read
Updated: Aug 27, 2022
Os desafios impostos pela Covid-19 estão causando uma pandemia de transtornos psíquicos

Estamos vivendo um momento atípico que atinge praticamente toda a raça humana.
A pandemia que estamos enfrentando desde 2019 e que se espalhou pelo mundo em 2020 nos causou significativa mudança de rotina.
O afastamento social, o aumento dos cuidados com higiene e demais desafios impostos pela Covid-19, infelizmente estão causando uma pandemia de transtornos psíquicos.
Transtornos psíquicos na pandemia
Essa nova situação, que acredito que a maioria de nós nunca pensou que enfrentaria, vem provocando uma explosão de sensações, tais como medo, angústia e preocupação, e tem ocasionado o aumento de casos de Ansiedade e Depressão.
A Depressão tem como principais sintomas a tristeza prolongada, apatia, culpa, descontentamento geral, mudanças de humor, perda de interesse ou prazer nas atividades, dentre outros. Saiba mais neste artigo.
Já a Ansiedade é caracterizada por um estado desagradável de agitação interior, tensão ou desconforto derivado de antecipação de perigo, de algo desconhecido ou estranho, inquietação e preocupação. Saiba mais aqui.
Segundo pesquisa realizada em 23 estados brasileiros pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), entre março e abril de 2020 o número de casos de Depressão quase dobrou, enquanto os casos de Ansiedade e Estresse aumentaram 80% entre os entrevistados.
Efeitos
É importantíssimo cuidar da saúde mental, pois questões psicológicas, como estados de Ansiedade e de Depressão, além dos sintomas frequentes que citei acima, impactam também o sistema imunológico.
Para nossa sobrevivência, o corpo dispõe de mecanismos que sob estresse podem liberar exageradamente hormônios como o cortisol e a adrenalina que afetam amplamente o corpo. Como exemplos de reações a esses hormônios podemos citar o aumento da pressão arterial, dores de cabeça, dificuldade para dormir e até mesmo alteração na produção de células do sistema imune. E você vai concordar comigo que fortalecer a imunidade neste momento é primordial, não é mesmo?
Para evitar a contaminação pela COVID-19, além dos cuidados como higiene das mãos e distanciamento físico de outras pessoas, devemos praticar o Autocuidado com o corpo e a mente.
Práticas de Autocuidado
Veja abaixo algumas sugestões de práticas de Autocuidado:
Alongar-se;
Beber bastante água;
Conectar-se com a natureza;
Ouvir suas músicas preferidas;
Se alimentar de forma saudável;
Ficar ao sol por um tempo todos os dias;
Dormir bem (entre 7 a 9 horas por noite);
Evitar assistir excessivamente a noticiários;
Assistir a filmes com temas leves (quando possível);
Separar um tempo para se conectar com sua espiritualidade;
Praticar atividade física (seja criativo: dance, corra, pule corda...);
Encontrar e reencontrar hobbies e atividades de lazer, relembrando, aprendendo e desenvolvendo habilidades;
Fortalecer o vínculo com as pessoas que moram com você e cultivar seus laços com amigos e familiares mesmo que de forma virtual etc.
Mesmo com nossa rotina mudando abruptamente, é necessário mantermos o cuidado com a saúde física e mental, não deixando de lado atividades de autocuidado que fazíamos antes.
A pesquisa (link da pesquisa) da UERJ apontou também que quem recorreu à Psicoterapia na internet apresentou índices melhores de Estresse e Ansiedade. Quem praticou exercícios físicos, sobretudo exercícios aeróbicos, também tiveram um desempenho melhor do que as pessoas que não fizeram nenhuma atividade física.
“As crenças que temos sobre nós mesmos, sobre o mundo e sobre o futuro, determinam o modo como nos sentimos: o que e como as pessoas pensam afeta profundamente o seu bem-estar emocional.”(Beck e Kuyken, 2003)
Se você não faz atividades para a sua saúde e bem-estar físico e psicológico, recomendo fortemente que comece a cuidar de se si mesmo já! Você merece. E, como diz o ditado, prevenir é muito melhor que remediar. Concorda?
Se precisar de ajuda, a Psicoterapia pode ser uma ótima ferramenta para lidar com seus anseios e viver melhor.
Você pode agendar sua sessão pelo (31) 99884-3155.
Texto por Camila César
Psicóloga Clínica
CRP 04/30341
Fonte: pesquisa da UERJ
Comments