#psicologia
- psicologacamilacesar
- Aug 27, 2022
- 3 min read
Desvendar a mente com coração

A Psicologia é definida como "o estudo científico do comportamento e dos processos mentais". Ciência e profissão dedicada à mente humana, isto é, estuda os seus processos e o comportamento do indivíduo e os seus grupos. É um campo de estudo que se conecta com outras áreas como a neurociência, a filosofia, a sociologia, a antropologia e a medicina.
“Os homens agem sobre o mundo, modificando-o e são, por sua vez modificados pelas consequências de sua ação.” (B. F. Skinner)
História
Desde a Antiguidade, pensadores, filósofos e teólogos de várias regiões e culturas dedicaram-se a questões relativas à natureza humana. Grandes filósofos como Aristóteles, Platão e René Descartes marcam o direcionamento do interesse científico pelas questões entre mente e cérebro, alma e consciência e sua grande influência no desenvolvimento da Psicologia. Antes de sua definição, a Psicologia surge do pensamento filosófico sobre a alma e os impulsos humanos. Compreende-se como registro mais antigo um livro do século XVI abordando o início do estudo como “princípio dos fenômenos da mente e do espírito”.
“Tente mover o mundo – o primeiro passo será mover a si mesmo.” (Platão)
Posteriormente, em 1879, desenvolveu-se, na Alemanha, uma disciplina científica independente com a criação do primeiro laboratório dedicado às pesquisas sobre Psicologia pelo médico Wilhelm Wundt. Pouco depois, em 1890, o psicólogo estadunidense Lightner Witmer inaugurou a primeira clínica psicológica, ao qual inicia o uso da expressão “psicologia clínica”. Contemporaneamente, foi criado o primeiro programa de testes mentais pelo psicólogo James McKeen Cattell e a abordagem chamada Psicanálise começa a ser desenvolvida pelo psiquiatra Sigmund Freud.
“Os fenômenos humanos são biológicos em suas raízes, sociais em seus fins e mentais em seus meios.” (Jean Piaget)
Profissão
O profissional psicólogo explora as funções mentais no comportamento, interfaceando os processos fisiológicos e biológicos da cognição. Um psicólogo emprega seu conhecimento entre os campos: pesquisa, clínico (psicoterapêutico), organizacional e do trabalho, educacional, esportivo, da saúde, do desenvolvimento, jurídico, social, entre outros.
No Brasil, 27 de agosto é o dia em que se celebra a profissão psicólogo(a). A data foi escolhida porque nesse mesmo dia em 1962 foi sancionada a Lei nº 4.119 que dispõe sobre a formação na profissão. Em 2022 comemoram-se 60 anos da regulamentação da profissão no país.
A profissão do psicólogo é regulamentada pelo Conselho Federal de Psicologia e suas sedes regionais. Todo psicólogo obrigatoriamente precisa ter diploma de conclusão do curso superior em Psicologia emitido por instituição reconhecida pelo MEC, ter registro profissional ativo e seguir o Código de Ética Profissional estabelecido.
Curiosidades
É uma ciência
A psicologia se baseia em métodos científicos para investigar questões e chegar a conclusões. Usando métodos empíricos, os pesquisadores são capazes de descobrir relações entre diferentes variáveis. Os psicólogos usam uma variedade de técnicas para estudar a mente e o comportamento humanos, incluindo observação naturalística, experimentos, estudos de caso e questionários.
Não é coisa de louco
O psicólogo trabalha o comportamento e utiliza técnicas específicas para promover a saúde individual e social. O profissional atua com escuta qualificada e ativa, faz intervenções direcionadas ao bem-estar e trabalha no desenvolvimento de saúde mental. Portanto, a sua atividade profissional não foca apenas em transtornos, mas também em qualidade de vida e em desenvolvimento pessoal.
Não é só terapia
A Psicologia é um campo de estudo amplo e o psicólogo é um profissional multifacetado que uma diversidade de atuações. A formação do psicólogo o habilita a atuar em qualquer uma das áreas da psicologia, descritas na Resolução CFP 13/2007, sendo elas: Psicologia Escolar/Educacional; Psicologia Organizacional e do Trabalho; Psicologia de Trânsito; Psicologia Jurídica; Psicologia do Esporte; Psicologia Clínica; Psicologia da Saúde; Psicopedagogia; Psicomotricidade; Psicologia Social; Neuropsicologia e Avaliação Psicológica.
“Conheça todas as teorias, domine todas as técnicas, mas ao tocar uma alma humana, seja apenas outra alma humana.” (Carl Jung)
Como é ser psicóloga?
A profissão de psicólogo é fundamental para a saúde do indivíduo e da sociedade, pois, a saúde mental não é algo isolado da saúde física. Olhar para si é essencial para olhar para o mundo. O indivíduo que sabe lidar com as emoções de forma funcional vive de forma plena e consciente de seu lugar no mundo.
O exercício da profissão envolve competência técnica, ética e compromisso com a alma humana. Enquanto psicóloga a minha função é utilizar a ciência para promover a saúde e proporcionar desenvolvimento nas relações humanas. É uma grande satisfação acolher, oferecer esse espaço de cuidado e acompanhar o processo de autodescoberta e desenvolvimento de cada indivíduo.
Texto por Camila César
Psicóloga Clínica
CRP 04/30341
Fontes:
O Livro da Psicologia. São Paulo: Globo, 2012.
Comentarios